O que é Cerveja Artesanal?


A pergunta parece inocente mas essa é uma infindável discussão no meio cervejeiro em nosso país, uma vez que legalmente ou oficialmente essa definição ainda não existe no Brasil. "Ainda" porque desde 2013 existe um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que visa estabelecer os critérios que definiriam quais cervejarias se enquadrariam na categoria "artesanais". Mas enquanto o projeto não vira lei as pessoas continuam enxergando a questão pelas mais diversas ópticas, o que varia desde quem defende que apenas cervejas caseiras são artesanais, pois só elas não seriam produzidas com a tecnologia de uma cervejaria profissional, até quem diz que qualquer cerveja de um estilo diferente do das tradicionais cervejas populares pode ser considerada artesanal.

A Cerveja Artesanal é na realidade a união do que estes dois universos possuem de melhor:

De um lado está o cervejeiro, que muitas vezes já foi um "homebrewer" que acabou se profissionalizando, mas que ainda conserva a paixão, criatividade, inovação e dedicação de quem ama produzir a bebida, mas do outro lado está a tecnologia de uma indústria cervejeira moderna, que nos permite entender e controlar as infindáveis variáveis que envolvem a fabricação de uma boa cerveja, garantindo assim um produto de alta qualidade, com reprodutibilidade, seguro para quem bebe, produzido dentro das normas sanitárias exigidas por lei, tudo isso em prol do consumidor e também da Cultura Cervejeira.

A expressão [Cerveja Artesanal], traz consigo uma ideia de excelência e singularidade. Uma cerveja de qualidade artesanal deve ser produzida por uma cervejaria pequena e independente, com os melhores ingredientes disponíveis e fartura em sua utilização, com atenção especial para cada um dos lotes sendo produzidos, com respeito aos processos e o tempo natural de fermentação e maturação e sendo acompanhadas de perto sempre pelos mesmos cervejeiros, o que faz com que cada cervejaria artesanal possua sua própria personalidade. A expressão Cerveja Artesanal é valiosa porque deve representar um produto valioso, por essa razão todos a querem para si, mas nem todos a merecem!

Esse cuidado especial com cada cerveja só é possível até certo ponto; quando uma cervejaria é grande demais ou é comprada por um grande conglomerado cervejeiro, a categoria "artesanal" para de fazer sentido. Em casos assim a cervejaria concorre com outras grandes marcas em um cenário nacional, a escala de sua produção necessita de grandes equipes trabalhando constantemente, processos precisam ser acelerados, receitas pensadas para que se agrade um público maior e se consiga um preço mais competitivo, utilizam-se ingredientes artificiais e conservantes químicos para que as grandes cargas sobrevivam a viagens e longos períodos de armazenamento, etc.

Por isso é muito importante para as pequenas cervejarias que elas se apresentem como verdadeiras Cervejarias Artesanais, mas além disso, ao se permitir que apenas uma verdadeira cerveja artesanal contenha essa identificação no rótulo, ganha-se um valioso mecanismo de Defesa do Consumidor, já que permitiria a quem está comprando a cerveja identificar facilmente se aquele rótulo foi produzido por uma cervejaria pequena, muitas vezes familiar ou de amigos apaixonados por cerveja, ou se trata de mais uma cerveja produzida por uma grande corporação com o único intuito de roubar uma fatia desse novo mercado que busca por excelência, mas que muitas vezes é inundado com produtos de qualidade duvidosa que visam unicamente confundir o consumidor e lucrar abusivamente.


Enquanto no Brasil não definimos legalmente o que de fato é e o que não é uma Cervejaria Artesanal, nos EUA eles já fizeram isso. As Craft Breweries estão bem delimitadas, assim como a produção de cerveja caseira também foi regulamentada, ficando estabelecido um limite de produção mensal máximo, apenas para consumo próprio, claro.

E sabendo da Importância de identificar uma cerveja artesanal nas prateleiras a Brewers Association (B.A.), que é a associação americana de cervejeiros, cervejarias e todos os envolvidos no setor das artesanais. criou o selo "Certified Independent Craft", que nada mais é que uma marca que certifica que aquela cerveja é produzida por uma autêntica "Craft Brewery", uma verdadeira Artesanal. Para uma cervejaria americana ganhar o direito de ostentar o selo em seu rótulo, ela precisa cumprir três requisitos, ser: Pequena, Independente e Tradicional, este último querendo dizer que a cervejaria deve utilizar apenas os ingredientes tradicionais na produção de suas cervejas (água, malte, lúpulo e leveduras) e também ingredientes inovadores, desde que com o intuito de agregar qualidade e personalidade à bebida, mas nunca ingredientes artificiais ou que possuam apenas a função de baratear a produção.

Segundo Paul Gatza, diretor do B.A., "o selo passa a clara mensagem para o consumidor de cervejas de que aquela cerveja foi produzida por uma cervejaria pequena e independente" e ele continua dizendo que o consumidor deve buscar por essa marca nos rótulos, embalagens e websites das cervejarias, afim de identificar quais são as verdadeiras cervejarias artesanais.


Mas como a Red Door é uma legítima representante de uma Cervejaria Artesanal, pequena e independente, saímos na frente mais uma vez e acatamos a sugestão -inspirada no selo americano- dos amigos da recém inaugurada Cervejaria Espírito Santo, de Vitória/ES e criamos nosso próprio selo, que pode ser encontrado junto ao código de barras em nossos rótulos, deixando claro para o consumidor a origem da cerveja que tem em mãos! Sugerimos que as legítimas cervejarias artesanais façam o mesmo!

Muito mais do que apenas uma bebida, quando você compra uma Cerveja Artesanal também está comprando uma experiência; com potencial para interagir com todos os seus sentidos e dependendo da sua "sede" até alterá-los! Então, para desfrutar desse momento da melhor maneira e sem dores de cabeça (literal e figurativamente), a regra de ouro continua sendo pesquisar bastante sobre as cervejas e cervejarias que lhe atraem a curiosidade, assim você aprende ainda mais sobre esse universo fascinante e evita que algum espertinho lhe trapaceie. Cervejarias Artesanais normalmente possuem um canal de comunicação acessível e é fácil encontrar informações sobre elas nas redes sociais!

Fale conosco!

#BEBALOCAL #BebaRedDoor

#cervejariaartesanal #cervejaria #cerveja #cervejaartesanal

Publicações em Destaque